Vitamina C no skincare

A vitamina C no skincare é bastante popular, e com razão. Por natureza ela é o antioxidante mais abundante na pele, sua função é proteger as células neutralizando as espécies reativas de oxigênio antes que possam danificar e destruir o DNA e outros componentes da pele. Confere no vídeo como antioxidantes nos protegem do envelhecimento e de doenças.

 

Estudos clínicos têm mostrado que o uso de vitamina C no skincare aumenta a produção de colágeno tanto na pele jovem quanto na envelhecida. A vitamina C é essencial para a biossíntese de colágeno, ela aumenta a sua produção, mas também causa mudanças qualitativas na molécula. Entre outras funções, ela é necessária para a ação de enzimas que estabilizam e ligam as moléculas de colágeno. Ao melhorar a qualidade e a quantidade de colágeno a vitamina C diminui linhas finas e melhora o tônus da pele.

atividade anti-inflamatória da vitamina C ocorre porque ela desativa os mediadores NF-κB, responsáveis pela inflamação. Por isso ela pode auxiliar no tratamento de acne e rosácea. Também promove a cicatrização de feridas e previne a hiperpigmentação pós-inflamatória. A uniformização do tom da pele ocorre porque a vitamina C inibe a ação da tirosinase, enzima que produz melanina, e a diminuição da melanina evita a formação de manchas.

Fontes desse artigo:

AL-NIAIMI, F. et al. Topical Vitamin C and the Skin: Mechanisms of Action and Clinical Applications. The Journal of clinical and aesthetic dermatology, 2017;10(7):14-17.

TELANGT, P. Vitamin C in dermatology. Indian dermatology online journal, 2013;4:143-146.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU