Skincare e maquiagem: o match perfeito!

Quem nunca ouviu por aí que maquiagem faz mal? Entupir os poros, causar acne, aumentar a oleosidade ou até mesmo envelhecer nosso rosto são apenas alguns dos mitos associados ao uso desses produtos. Mas será mesmo que nossas makes queridinhas são na verdade, vilãs?

Com a evolução e a popularização dos cuidados com a pele – o famoso skincare – já é possível aproveitar todas sensações, técnicas e efeitos que a maquiagem pode oferecer sem medo. Higienizar, tonificar e hidratar são apenas algumas das várias etapas que são indispensáveis para os profissionais da maquiagem ou até mesmo para os amantes de tutoriais do Youtube e do Instagram. Esses passos garantem um aspecto mais bonito, saudável e fresh para a maquiagem, além de influenciarem na durabilidade e no desempenho dela.

 

Mas só especialistas podem ter todos esses efeitos e benefícios? Claro que não! Isso porque agora as marcas de beleza passaram a incorporar os ingredientes usados em cremes de cuidados com a pele nas fórmulas dos seus já conhecidos produtos, tornando-os ótimos aliados para usar e abusar da maquiagem sem receio de prejudicar a cútis.

Há pelo menos dois anos a indústria dos cuidados com a pele e a indústria da maquiagem se aproximaram e deram um match perfeito, passando a mudar a forma como os produtos são pensados e desenvolvidos a fim de otimizar os efeitos de todas categorias de maquiagem – das profissionais às encontradas nas prateleiras das farmácias.

Seja com produtos mais simples como os BBcreams e protetores solares com cor (que protegem o rosto e uniformizam a pele), ou até mesmo com linhas mais extensas e completas, componentes já conhecidos dos laboratórios passaram a fazer parte da fórmula de bases, corretivos, pós, blushes, batons e até mesmo da máscara de cílios.

Ácido hialurônico, vitamina E, vitamina C, antioxidantes, pantenol, colágeno e até água de côco são alguns dos principais componentes trazidos para dentro das grandes marcas de maquiagem que, por sua vez, tornaram-se cada vez mais tecnológicas e eficazes ao adaptar e estabilizar fórmulas de produtos que já existiam ou até mesmo criar novas linhas específicas que unem os benefícios e os efeitos desses dois universos, em apenas um produto.

Por exemplo, sabia que já existem corretivos que além de disfarçar as olheiras e manchas, hidratam a região dos olhos e – a longo prazo – ajudam a clarear essa região? Também o clássico pó compacto passou por adaptações: agora existem versões com proteção solar, e disfarce ótico de poros e linhas de expressão. E a tão usada máscara de cílios já tem versões que contam com propriedades condicionantes para que os fios não ressequem, quebrem ou percam a força. Além de claro, inúmeros batons e glosses que além de colorir os lábios, preenchem linhas finas e promovem um efeito “bocão”.

Independende de qual seja sua relação com a maquiagem – se você só usa um, ou usa vários produtos – é possível que daqui pra frente eles sempre estejam te ajudando a manter sua pele mais saudável e bem cuidada. Mas isso não significa que você vai esquecer de passar um bom hidratante, e tomar água, né? E depois disso, com make ou sem, aproveitar um momento de autocuidado pra cuidar da principal beleza: a que vem de dentro.

Rafael Mello é maquiador, vencedor do reality de make Superbonita do GNT, finalista do “Oscar da maquiagem”, o PrêmioAvon, e autor do instagram @sarahvikaqueen

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU