Sabonete facial: O que considerar ao escolher o seu

Em barra ou líquido, em creme ou gel, o que é o pH do sabonete e qual o ideal, como saber qual o melhor produto para minha pele. Você fica confuso na hora de eleger um sabonete facial para chamar de seu? Para ajudar a esclarecer algumas das dúvidas relacionadas ao tema, conversamos com a Flora Oliveira, farmacêutica, especialista em Tecnologia Cosmética e Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros – além de autora do @papodecosmetico. Confira!

 

Primeiro, o que significa pH?

“É a sigla referente ao potencial hidrogênio iônico, lá da Química. Ele é basicamente uma escala que vai de 1 a 14 e define se a característica do produto é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7) ou básica (pH > 7)”, explica Flora.

 

Precisamos nos atentar ao pH na hora de escolher um sabonete facial?

Ela diz que depende. “Tem toda essa discussão que o pH é um aspecto importante, pois o pH da pele é por volta de 5,5 e o dos sabonetes é maior que 7. Ou seja, a pele tem um pH ácido, enquanto os sabonetes têm um pH básico”.

Flora fala que, para pessoas que possuem alguma doença dermatológica (como acne, rosácea ou psoríase, por exemplo) e uma pele mais sensível, pode ser importante levar o pH do sabonete em consideração para evitar uma limpeza muito agressiva – causando a piora do estado da pele. Mas isso não é regra! “Vai depender muito da pele de cada um. Não é porque você usa um sabonete de corpo com pH básico que sua pele vai ser destruída! Tudo é questão de bom senso e de testar o que dá mais certo para você”, esclarece.

 

Qual a diferença entre um sabonete em barra e líquido?

“Os sabonetes líquidos possuem uma forma de preparo que permite controlar mais facilmente as características da formulação, como o pH e outros aspectos tal qual a quantidade de ingredientes, que vão fazer diferença no sensorial e na aplicação”, explica Flora. Por isso, são produtos que, geralmente, trazem um apelo de limpeza suave.

Já os sabonetes em barra têm um pH mais elevado e, normalmente, ingredientes com maior capacidade de limpeza. “Então, se sua pele é muito oleosa, você fez exercício físico ou trabalha em um lugar com muita poluição, por exemplo, pode ser que um sabonete em barra seja tudo que você precisa!”, completa ela.

 

Então, qual tipo de sabonete é o melhor?

Tanto o em barra como o líquido são bons para sua pele, tudo depende das suas necessidades e do seu gosto 🙂

Conheça os Sabonetes Faciais da Heté.

 

Luíza Mattia é jornalista, apaixonada por beleza e autora do @_tuapele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU

Abrir o chat
1
Compre pelo WhatsApp
Olá!
Como podemos ajudar?