Niacinamida: benefícios para todos os tipos de pele

A niacinamida é um ativo multifuncional que oferece vários benefícios: é anti-inflamatória, antioxidante, equilibra a produção de sebo, trata a hiperpigmentação, estimula a produção de colágeno e melhora a barreira cutânea promovendo a hidratação.

Durante a pandemia o uso de máscara por muitas horas durante o dia trouxe novos desafios para a pele, entre eles acne na região que fica em contato com a máscara. A niacinamida possui ação anti-inflamatória e é uma ótima aliada para tratar maskne.

Irritações e inflamações na pele muitas vezes ocorrem porque a função da barreira cutânea está prejudicada. Vários fatores podem causar isso: baixo nível de umidade atmosférica, uso intenso de água quente, sabonetes e produtos de limpeza que não são suaves, esfoliação em excesso. Tudo isso pode provocar a perda de lipídios naturais – entre eles as ceramidas – e comprometer a barreira cutânea. A niacinamida fortalece a barreira cutâneaaumentando o nível de hidratação.

Pesquisas demonstram que a aplicação tópica de niacinamida ajuda a aumentar a biossíntese de ceramidas e outros lipídios que formam o estrato córneo, incluindo ácidos graxos e colesterol. Um estudo de 2000 acompanhou durante quatro semanas o uso tópico de niacinamida em voluntários com pele seca. As medições indicaram que os indivíduos utilizando niacinamida tiveram aumento nos níveis de ceramida e ácidos graxos livres no estrato córneo, e também apresentaram menos perda de água pela barreira epidérmica. Isso equivale a pele mais hidratada e saudável.

pele oleosa e a pele mista também se beneficiam do uso da niacinamida porque ela ajuda a regular a produção de sebo. Um estudo publicado em 2006 mediu a produção de sebo no rosto de indivíduos ao longo de 4 semanas utilizando um creme com niacinamida. As medições das semanas 2 e 4 indicaram diminuição significativa na produção de sebo.

Para incluir a niacinamida na sua rotina de cuidados confere o nosso Hidratante Facial Noturno.

Os estudos que utilizamos como fonte são esses aqui:

DRAELOS, Z. et al. The effect of 2% niacinamide on facial sebum production. Journal of Cosmetic and Laser Therapy. 2006; 8: 96–101.

TANNO, O. et al. Nicotinamide increases biosynthesis of ceramides as well as other stratum corneum lipids to improve the epidermal permeability barrier. British Journal of Dermatology. 2000; 143(3): 524–31.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU

Abrir o chat
1
Compre pelo WhatsApp
Olá!
Como podemos ajudar?