Como cuidar da pele sensível

Se tem algo que eu convivo há tempo e sinto literalmente na pele as consequências é a sensibilidade. Junto da rosácea e ainda da dermatite perioral, lidar com uma pele (mega) sensível nem sempre é fácil, mas saiba que é possível. Determinada por fatores genéticos, a sensibilidade pode ser muito incômoda e requer cuidados especiais no dia a dia. O principal é manter a barreira cutânea protegida com produtos específicos e também seguir algumas dicas simples que vou lhe mostrar a seguir. Confira!

 

MAS, AFINAL, O QUE É UMA PELE SENSÍVEL?

É uma pele reativa, que fica facilmente irritada e vermelha e geralmente apresenta coceira, queimação e repuxamento – e até mesmo feridas, em casos mais graves.

Importante lembrar que a pele sensível pode ser seca, mista ou oleosa e muitas vezes vir acompanhada de alergias e doenças, como a rosácea, a dermatite atópica, entre outras. Isso porque sua barreira cutânea é naturalmente frágil (como se a pele fosse mais “fina”) e consequentemente mais suscetível a qualquer tipo de reação adversa.

Difere-se da pele sensibilizada, que é um estado momentâneo causado por fatores externos, como o clima, banhos muito quentes, uso de cosméticos inadequados ou procedimentos estéticos, a exemplo de peelings ou lasers.

 

COMO TRATAR A PELE SENSÍVEL E IRRITADA?

Para manter a pele protegida e saudável, é importante seguir algumas recomendações:

– Use produtos específicos para pele sensível, com ativos calmantes e sem fragrância

– Tenha atenção aos ativos com potencial irritativo

– Mantenha a pele sempre hidratada para reforçar a barreira cutânea

– Use sempre protetor solar com, no mínimo, FPS 30

– Evite fazer esfoliação com frequência

– Não tome banhos muitos quentes

– Reforce os cuidados nas estações mais frias

– Seja gentil e cuide com carinho da sua pele 🙂

 

SUGESTÕES DA HETÉ PARA CUIDAR DA PELE SENSÍVEL

Multifuncionais, os hidratantes da Heté são os meus queridinhos para o dia a dia! Combinam ingredientes que protegem, hidratam e fortalecem a barreira cutânea e não possuem adição de fragrância, sendo ambos indicados para quem tem a pele sensível.

Hidratante Facial Diurno: contém Ácido Hialurônico e outros ativos botânicos que tratam e mantêm a pele hidratada e saudável.

Hidratante Facial Noturno: o grande destaque dele é a Niacinamida, que ajuda a aumentar a resistência da pele e a reduzir a irritação e vermelhidão, além de controlar o sebo.

 

Luíza Mattia é jornalista, apaixonada por beleza e autora do @_tuapele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU

Abrir o chat
1
Compre pelo WhatsApp
Olá!
Como podemos ajudar?