Como cuidar da pele no inverno
Luíza Mattia Posted on Como cuidar da pele

A temporada mais fria do ano é sinônimo de temperaturas baixas, cobertas, vinho, chocolate quente, sopa e tudo mais para que a gente fique bem quentinho! Mas a pele também sofre nessa época, seja pela umidade do ar baixa, o vento gelado ou os banhos escaldantes, e os cuidados precisam ser reforçados. Para que a gente possa aproveitar a estação com tudo que temos direito e a pele fique feliz e saudável, reuni algumas dicas para lhe ajudar na missão. Bora lá?

 

PRIMEIRO, O QUE ACONTECE COM A PELE NO INVERNO?

A pele fica ressecada e muitas vezes também mais sensível. Isso devido a fatores climáticos, como a queda das temperaturas e o ar seco, e ainda a baixa ingestão de líquidos e a água quente. O resultado é uma pele sem viço, irritada, áspera e com aspecto esbranquiçado – o que indica a desnaturação das proteínas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E para quem possui alguma doença como a rosácea, dermatite ou psoríase, por exemplo, os cuidados devem ser redobrados para evitar que o quadro piore.

 

ENTÃO, O QUE FAZER PARA DEIXAR A PELE SAUDÁVEL NA ESTAÇÃO FRIA?

A principal recomendação é manter a pele hidratada – sempre, por fora e também de dentro. Acompanhe as dicas:

 

– Reforce a hidratação: tem que passar os creminhos, não tem jeito! Aproveite para aplicar o hidratante logo após o banho, que é quando a pele está mais receptiva a absorver os produtos.

– Adapte a rotina de skincare: troque o sabonete comum por uma opção de limpeza mais suave e aposte em cremes reparadores. O Hidratante Facial Noturno é perfeito para isso!

– Evite banhos muito quentes e demorados: a água em temperatura elevada remove a oleosidade natural da pele e enfraquece sua barreira protetora. Por mais desafiador que seja, limite os banhos mega quentes e tente lavar pelo menos o rosto com água morna.

– Atenção aos lábios e mãos: as extremidades do corpo ficam ainda mais expostas ao frio e tendem a ressecar e até rachar. Lembre de andar sempre com um lip balm e abuse dos cremes para as mãos – as coitadas sofrem com as lavagens frequentes e o uso constante de álcool gel!

– Não esqueça de beber água e de nutrir o corpo: sabemos que no inverno é mais difícil tomar água em uma quantidade adequada, mas é super importante! Alimentar-se bem também! Uma dieta saudável reflete diretamente na saúde da pele. Vale complementar a ingestão com outros líquidos, como chás e sopas.

 

Luíza Mattia é jornalista, apaixonada por beleza e autora do @_tuapele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU

Abrir o chat
1
Compre pelo WhatsApp
Olá!
Como podemos ajudar?