Beleza de dentro para fora

Em um momento em que a sociedade busca cada vez mais por um padrão de beleza que só aceita a juventude, seja se submetendo a métodos milagrosos ou a diversos procedimentos estéticos que nos façam parecer mais jovens e mais bonitos, resgatar a famosa frase do “pai da medicina” Hipócrates que dizia: “que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento, seja seu remédio” nunca fez tanto sentido.

Cuidar da alimentação diz respeito à saúde do corpo como um todo, sendo a aparência física em especial, a da pele, uma expressão da nossa saúde. Uma alimentação equilibrada e balanceada é fundamental para que naturalmente, se promova esse estado de bem estar do nosso corpo e da nossa pele.

Além do que se come, o que não se come também é muito significativo. Excessos, assim como deficiências de nutrientes podem causar problemas como o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas, marcas de expressão acentuadas, flacidez e perda de firmeza da pele.

Nutrientes para uma pele mais saudável

Entre os nutrientes mais relevantes para a saúde da pele, uma ingestão adequada de proteínas é fundamental para a produção de colágeno pelo organismo. O colágeno, a proteína mais abundante no nosso organismo, constitui as fibras que sustentam os tecidos, assim como dá elasticidade e resistência à pele, por isso consumir fontes de proteínas completas é muito importante, tanto de origem animal, carnes magras, peixes, ovos, leite e derivados, assim como vegetal, soja, tofu e leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e ervilhas.

As vitaminas também são aliadas da pele, a vitamina C além de antioxidante potente, que neutraliza os radicais livres que causam o envelhecimento da pele, também participa da produção do colágeno e por isso é tão valorizada na alimentação. Alimentos cítricos, no geral, são boas fontes de vitamina C como a acerola, laranja, limão, abacaxi, kiwi, e também mamão, manga e folhas verdes escuras.

Outro micronutriente que auxilia na proteção contra poluição e raios solares é a vitamina E devido à sua ação lubrificante, hidratante e antioxidante. Sementes como a de girassol, oleaginosas e óleos vegetais são fontes dessa vitamina.

A vitamina A que atua na renovação das células, ameniza a flacidez dando mais firmeza à pele e é encontrada em alimentos como gema do ovo, manteiga, queijo, vegetais verdes escuros como espinafre, couve e frutas e hortaliças amarelo alaranjadas como cenoura, abóbora, manga e mamão.

Os ácidos graxos essenciais (que devemos consumir através da dieta), como os ômega 3 e ômega 6, ajudam a formar a barreira lipídica da pele, mantendo a hidratação por evitar perdas de água e atuando como fotoprotetor, inclusive pelo seu efeito anti-inflamatório. Peixes e sementes como chia e linhaça, nozes e azeites de oliva são fontes de ácidos graxos essenciais.

Não menos importante, mas a água obviamente também é uma aliada na hidratação da pele, deixando-a naturalmente mais firme. Beber aqueles 2 litros por dia, ajudam muito a manter o aspecto hidratado da pele.

Efeito dos ultraprocessados na pele

Sobre os excessos, hábitos de vida prejudiciais como a ingestão elevada de açúcar através de produtos industrializados, processados e ultraprocessados como bebidas adoçadas (refrigerantes, sucos), biscoitos, bolos, outros doces ou uma dieta rica em carboidratos refinados, contribuem para o envelhecimento da pele devido a um processo chamado de glicação em que o açúcar excedente, circulante no organismo se liga com proteínas responsáveis pela constituição da pele, deixando-as rígidas e quebradiças. A glicemia muito elevada também contribui para o aparecimento da acne, pois ativa a produção de sebo.

Outros hábitos de vida não saudáveis como o consumo de álcool, o tabagismo e a exposição aos raios solares UV também são importantes de se evitar para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Por fim, entendendo e respeitando que o envelhecimento é um processo natural dos seres humanos, o que a alimentação e o estilo de vida podem trazer é uma forma mais saudável e harmoniosa disso acontecer. Nossa pele, é como nossa casca, se ela está boa é um sinal de que, o que está dentro também está bem e essa é a verdadeira beleza, de dentro para fora.

Alessandra Benelli
Administradora, formada pelo Centro Metodista IPA, em Porto Alegre
Técnica em Nutrição e Dietética, formada pela Escola Técnica América, em Porto Alegre
Nutricionista, em formação pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

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